Imprevistos acontecem e, muitas vezes, precisamos adiar um sonho para cobrir despesas que não estavam nos nossos planos. Pode ser um problema de saúde, alguma urgência familiar, ou até mesmo uma oportunidade que a gente não pode deixar escapar. Com o passar dos anos, nosso planejamento também muda, e muita gente acaba decidindo transferir para outro titular a sua cota de consórcio em andamento ou cancelado. Caso isso tenha acontecido com você, saiba aqui o que fazer.
É importante ficar atento a todos os detalhes, pois apesar de simples, é preciso ter cuidado ao fazer a transferência de consórcio. Confira!
Transferir consórcio ou desistir do consórcio?
Em primeiro lugar, avalie se existe outra possibilidade de reorganizar suas contas e permanecer com o seu consórcio. Se for possível cortar outro gasto ou conseguir renda extra e permanecer com a sua cota, será sempre melhor. Afinal, o seu consórcio certamente significa a realização de um plano que você deseja muito – então o nosso primeiro conselho é: tenha certeza de que não há outra maneira de continuar com a sua cota antes de optar pela transferência.
Agora, caso você já tenha analisado a sua situação financeira com cuidado e esteja certo de que não vai conseguir continuar pagando as parcelas, atenção! É muito melhor vender logo a sua cota ainda ativa e fazer a transferência de consórcio do que desistir do consórcio e aguardar o cancelamento. Isso porque, ao ter a sua cota cancelada, você é penalizado com as multas previstas no seu contrato de adesão – e acaba perdendo, portanto, uma parte maior do dinheiro que já foi pago.
Resumindo: primeiro, tente manter o seu consórcio ativo, fazendo ajustes no seu orçamento, para conseguir realizar seus planos como previsto. Se não conseguir, procure uma empresa que permita a venda do seu consórcio ainda ativo, com segurança e transparência (como o BomConsórcio) e venda a sua cota antes do cancelamento. Agora, se a sua cota já foi cancelada e você está precisando do dinheiro pago para reorganizar suas finanças e não pode aguardar até o término do período originalmente contratado, você pode vender a sua cota já cancelada no BomConsórcio, com as melhores taxas do mercado, e receber o seu dinheiro em poucos dias.
A transferência de consórcio é legal?
Sim, a transferência de consórcio é legal e está prevista na Lei nº 11.795/08. Mas fique atento: para ser realizada, ela deve necessariamente contar com a aprovação da Administradora. Conforme diz a lei: “Os direitos e obrigações decorrentes do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, poderão ser transferidos a terceiros, mediante prévia anuência da administradora”.
Empresas que compram consórcio
Historicamente, pessoas que desistiam das suas cotas e precisavam vende-las tinham grande dificuldade para encontrar compradores, negociar a venda por preços justos e tomar todos os cuidados necessários para não cair em golpes. Por esse motivo, aumentou-se a demanda por mecanismos que facilitassem a vida dos consorciados e Administradoras, através de empresas que compram consórcio com segurança. O BomConsórcio é o pioneiro e líder nesse setor, tendo sido criado justamente para suprir essa carência no mercado de consórcios, oferecendo alternativas justas e seguras de saída a consorciados que precisaram parar de pagar o consórcio. Para viabilizar a transferência de consórcio de pessoas que precisaram desistir de suas cotas, o BomConsórcio firmou parcerias com grandes veículos de investimento e Administradoras de consórcios, permitindo a negociação e venda de cotas canceladas e ativas num processo totalmente digital e seguro.
Hoje, existem no mercado diversas empresas que compram consórcio, mas em sua grande maioria não estão alinhadas com requisitos de segurança necessários para que a transferência de consórcio seja realizada sem maiores problemas. O BomConsórcio, no entanto, opera com contratos formais com as Administradoras, garantindo ao consorciado o acompanhamento da sua venda desde o começo, até o recebimento do dinheiro diretamente em sua conta. Clique aqui e confira cinco razões pelas quais o BomConsórcio é seguro e confiável.
Transfira sua cota em andamento ou cancelada
Caso você queira transferir sua cota de consórcio em andamento ou cancelada, o BomConsórcio está aqui para ajudar. Somos pioneiros e líderes de mercado, e viabilizamos a venda da sua cota num processo 100% online (pelo computador, celular ou aplicativo). Para saber por quanto você pode vender a sua cota, faça uma simulação sem compromisso clicando aqui.
Para simular, basta selecionar a sua Administradora, escolher o tipo da sua cota de consórcio, inserir os dados do titular (Pessoa Física ou Jurídica) e os dados da cota. Caso sua Administradora seja parceira, você verá na hora o valor pelo qual você pode vender sua cota. Caso seja uma Administradora em processo de parceria, pegaremos os seus dados (somente caso você permita) para solicitar à Administradora mais informações para lhe fazer uma oferta. Por fim, caso você goste da oferta e queira dar andamento à venda, basta enviar os documentos necessários e seguir os passos para concluir a sua venda. O dinheiro será depositado diretamente na sua conta bancária (caso você seja o titular da cota negociada).