Hoje trouxemos respostas sobre as cinco principais dúvidas de quem está pensando em adquirir um consórcio ou já tem um. Confira!
1.Como entrar num consórcio?
O consórcio atualmente é uma das maneiras mais seguras de comprar qualquer bem ou serviço de forma planejada, sem entrada e sem juros. Mas muita gente ainda se pergunta: como eu entro num consórcio?
Para entrar num consórcio, você tem que seguir alguns passos básicos, mas bem importantes:
- Entre no site do Banco Central e veja quais são as Administradoras de Consórcio regulares – ou seja, em quem você pode confiar.
- Procure saber quais delas têm o tipo de consórcio que você precisa – de imóveis, carro ou moto, por exemplo.
- Encontrou? Então avalie qual delas tem um grupo com o crédito de que você precisa e as melhores formas de pagamento.
- Quando escolher a ideal para você – com o crédito certo, um prazo com que você possa se comprometer e as parcelas que cabem no seu bolso – entre em contato com eles para fechar o contrato.
Mas, importante: fique atento a todos os detalhes do consórcio que você escolheu e leia o contrato com muita atenção, para não ter surpresas depois.
2. Consórcio tem juros?
Não, o consórcio não tem juros e nem entrada. Estamos tão acostumados a outras formas de financiamento, com juros que vão deixando as parcelas cada vez mais caras, que fica até difícil acreditar.
O consórcio tem algumas taxas, como a taxa de Administração (que a Administradora de Consórcios cobra para poder fazer toda a gestão do grupo) e alguns tipos de seguros – que não são obrigatórios, mas têm grande utilidade e existem em muitos consórcios. Mas como não têm juros nem a necessidade de uma entrada, na grande maioria das vezes fica mais em conta fazer um consórcio do que apostar em outras formas de financiamento ou empréstimo.
3. Só existem consórcios de imóveis e carros?
Pois é, o consórcio começou, há 50 anos, por iniciativa de um grupo de pessoas que se juntaram para comprar seus carros. Mas hoje, com a evolução no sistema de consórcios, você encontra opções para praticamente tudo que você quiser comprar.
Consórcio para carro, casa ou moto.
Consórcio para terreno, casa na praia.
Consórcio para caminhão, barco, até para avião.
E acredite, tem consórcio de serviços que você pode usar para pagar uma cirurgia plástica, fazer uma festa, viajar pelo mundo depois que toda essa pandemia passar. Ou seja, tudo o que você pode sonhar, muito provavelmente um consórcio pode realizar
4. Como posso ser contemplado?
A grande diferença de consórcio pra financiamento, além dos valores, é que com o consórcio você só recebe a sua carta de crédito (ou seja, o valor integral pra você comprar seu bem ou serviço) se você for sorteado ou se você der um lance, como num leilão, para adiantar a sua contemplação.
Ou seja: quer receber logo a sua carta de crédito? Ou você reserva um dinheiro para dar um lance ou você conta com a sorte e espera ser sorteado.
Se você resolver dar um lance, uma dica é perguntar para a sua Administradora de consórcios qual o valor médio dos lances dados pelas outras pessoas, para ter uma ideia das suas possibilidades de contemplação.
Mas fique atento: não dá para garantir a contemplação imediata, por isso o consórcio é ideal pra compras programadas, ou seja, para quem não está com tanta pressa assim para adquirir o bem.
5. E se eu precisar sair?
Quando você deixa de pagar algumas parcelas do consórcio, corre o risco de ter a sua cota cancelada. Aí você tem o direito de receber o que já pagou, mas descontada a taxa de administração, do seguro, e a multa por quebra do contrato. Esse valor só estará disponível no final do prazo do seu grupo ou se você for sorteado.
Para evitar essa situação, você pode vender a sua cota antes que ela seja cancelada e recuperar o valor pago em poucos dias. Caso a sua cota já tenha sido cancelada, também é possível adiantar o recebimento do seu crédito falando com o BomConsórcio.
Você clica aqui e faz uma simulação para ver quanto você pode receber pela sua cota cancelada ou com parcelas em atraso. Se gostar do valor, você vende com todo o acompanhamento da sua Administradora, num processo 100% online e seguro.