Desde janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador oficial de inflação da baixa renda, já subiu 5,9%, numa das maiores altas para o período em duas décadas. Especialmente em situações de alta inflação, o consórcio se mostra como uma das melhores opções para quem está planejando comprar um automóvel ou simplesmente para quem não quer deixar o dinheiro parado, em franca desvalorização.
Isso se deve à constante correção dos valores de automóveis na Tabela Fipe em períodos de alta inflacionária. Como os reajustes no consórcio para a compra de um carro normalmente têm como base esta tabela, quem entra num bom consórcio nunca perde o seu poder de compra. Em outras palavras, se um veículo que inicialmente custava R$ 80 mil estiver valendo mais do que isso, o consorciado contemplado receberá o valor corrigido para a compra do seu carro.
Devo, então, fazer um consórcio de carro?
Primeiramente, você precisa saber como funciona o consórcio de carros e analisar se ele se encaixa na sua atual necessidade. Por exemplo: para quem tem pressa de comprar um carro, mas não tem dinheiro para dar um lance, não é recomendado fazer um consórcio, visto que a contemplação (ou seja, o recebimento da carta de crédito para comprar o bem) só se dá em duas ocasiões: ou por sorteio em uma das assembleias mensais ou por lance.
O consórcio se encaixa perfeitamente em um bom planejamento financeiro. Ou seja, se você quer comprar um carro, mas não tem urgência, e/ou se você é aquela pessoa que não tem a disciplina suficiente para economizar se não tiver a “obrigação” de pagar parcelas, o consórcio é uma excelente pedida. Essa modalidade de compra não tem juros e conta com parcelas previsíveis – isso significa que você consegue saber o tempo e os recursos de que você vai precisar na curva do tempo para comprar o seu carro.
E como funciona?
O consórcio de carro funciona como uma poupança em grupo, administrada por uma grande empresa (a “administradora de consórcio”), com regras e funcionamento fiscalizados pelo Banco Central do Brasil. É você quem escolhe em qual grupo de consórcio quer entrar, qual o valor do crédito de que você precisa, quanto você está disposto a pagar por mês e por quanto tempo você pode se comprometer. Ao definir as condições que mais se adequam à sua realidade e escolher um bom consórcio, a Administradora de consórcios cuida de todo o resto. Para mais detalhes sobre o que é consórcio, clique aqui e confira o nosso guia completo com informações sobre o tema.
Após assinar o seu contrato de adesão, onde estarão discriminadas todas as regras do seu consórcio, todos os meses você passará a pagar uma parcela fixa e poderá a qualquer momento ser contemplado (receber o crédito integral para comprar o seu carro, a chamada “carta de crédito”), seja por sorteio ou através de um lance – que é muito parecido com o que acontece num leilão.
Ou seja, se você tiver um dinheiro guardado, pode oferecer como lance e tentar resgatar seu crédito integral mais cedo para já comprar o seu carro. Mas cabe destacar que essa contemplação via lance não é garantida, visto que dependerá também dos lances dados pelos demais participantes do seu grupo de consórcio (os maiores lances são os contemplados).
Precisei desistir do consórcio do meu carro. O que fazer?
Se em algum momento você desistir do seu consórcio ou perder a capacidade de pagamento das parcelas mensais, nossa primeira dica é: procure a sua Administradora e tente negociar. Uma boa alternativa é rever o valor final do bem ou o prazo de pagamento, diminuindo as parcelas para que elas caibam no seu orçamento.
Se você já tiver feito essa análise junto à Administradora e, ainda assim, decidir encerrar o seu contrato de consórcio, fale com o BomConsórcio. Somos parceiros oficiais das maiores Administradoras do país e já ajudamos mais de 90 mil famílias que precisaram desistir do seu consórcio e antecipar o recebimento do seu crédito.
Com o BomConsórcio, você pode vender a sua cota ainda ativa (mesmo com parcelas em atraso) ou já cancelada e receber de volta o valor pago, com as melhores taxas do mercado, segurança e praticidade. Toda a negociação é realizada pelo site ou app, e você ainda tem o apoio da nossa equipe e a supervisão da sua Administradora.