Você acabou fazendo alguma dívida e negativou o seu nome, mas mesmo assim você tem um sonho que pode ser realizado com um consórcio? Nós temos boas e más notícias para você e vamos te explicar tudo que você pode ou não fazer em relação ao consórcio quando o seu nome está sujo.
Posso começar um consórcio com o nome sujo?
Normalmente, um consórcio pode ser feito por qualquer pessoa interessada, isso inclui pessoas com dívidas, afinal ele é nada mais do que uma modalidade de pagamento em conjunto. Por conta disso, na maioria das vezes não há impedimentos para começar o seu consórcio, mesmo que você esteja negativado. No entanto, por segurança, algumas administradoras optam por realizar a análise de crédito mesmo no momento de adesão ao consórcio.
Posso participar das assembleias se tiver o nome sujo?
É sim possível participar das assembleias, e até mesmo dar lances e ser sorteado, mesmo no caso de nome com dívidas pendentes. Só deve haver problemas caso você pare de pagar as parcelas do seu consórcio. Ficar inadimplente com a administradora vai impedir o consorciado de participar das assembleias e, consequentemente, dos sorteios.
Posso pegar minha carta de crédito?
Caso você seja contemplado e ainda não tenha quitado as suas dívidas, isso pode acabar se tornando um problema para você. Para liberar a carta de crédito, as administradoras fazem uma análise de crédito, e isso leva em consideração as suas dívidas e o histórico do consumidor. Por isso é importante estar com o nome limpo quando for contemplado.
Vale a pena fazer consórcio com o nome sujo?
Se você tem um objetivo de compra, e já tem um planejamento para o pagamento da sua dívida, sem dúvidas o consórcio pode ser um ótimo negócio. O BomConsórcio, inclusive, tem diversas cotas disponíveis para venda que você pode conferir aqui. As parcelas cabem em seu bolso e as taxas são menores do que os juros de financiamentos e empréstimos. Além disso, você já pode começar a investir em seu sonho antes mesmo de pagar as suas dívidas.