Em meados do mês de março, as autoridades de saúde passaram a recomendar o isolamento social para combater o avanço do novo coronavírus em território brasileiro. No entanto, antes mesmo das orientações formais de se evitar aglomerações em transportes públicos e empresas, o BomConsórcio já havia implementado um esquema de trabalho em home office alinhado com as necessidades de segurança de colaboradores e executivos. Para promover a integração e o suporte mútuo entre colegas e ajudá-los a encontrar maneiras de ressignificar o desafio do recolhimento social, a nova rotina veio acompanhada de um ciclo de encontros e palestras virtuais semanais com convidados especiais.
Por videoconferências com duração média de uma hora cada, a equipe tem tido a oportunidade de conversar com renomados profissionais da área do Esporte, Educação e Saúde. O primeiro encontro online, que contou com a participação de 40 colaboradores, teve a presença do pneumologista paulista Rodrigo Santiago, engajado na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Na ocasião, o médico tirou dúvidas dos colaboradores sobre prevenção, sintomas e atuação frente à ameaça e suspeitas de contágio.
No encontro seguinte, a paratleta olímpica Nayara Falcão compartilhou sua história de superação e amor ao esporte – e a expectativa para a próxima edição dos Jogos Paralímpicos, dos quais fará parte. Presidente do Núcleo de Atendimento Psicológico (NAPSI), a psicóloga e psicanalista Mônica Veras abordou a necessidade de manutenção da rotina como ferramenta de organização psíquica e o fomento aos pensamentos alegradores para combater os efeitos negativos do confinamento. Maribel Barreto, educadora, pós-doutora em Consciência e autora de diversos livros sobre o tema, palestrou sobre a importância do processo de despertamento, construção e desenvolvimento de consciências. Já a professora e fisioterapeuta Patrícia Cunha abordou práticas de meditação como estratégia de superação da ansiedade característica do período.
Qualidade de vida e produtividade
“Para diminuir as chances de contágio pelo covid-19 e preservar a saúde e o bem-estar emocional dos nossos colaboradores, adotamos o esquema de trabalho em home office desde o início da pandemia”, diz Jorge Freire, CEO do BomConsórcio, ressaltando que “nesse contexto, nos esforçamos para evitar qualquer sensação de distanciamento entre colegas e atuar como uma rede de suporte para minimizar angústias e preocupações que são naturais nesse momento”. Além disso, à medida que os profissionais se adaptam à rotina do trabalho remoto, as palestras virtuais têm se transformado em oportunidades de capacitação, que, segundo Freire, “aliadas a outras estratégias comerciais e de formação, têm o potencial de alavancar a produtividade e contribuir para uma transição gradativa a uma nova realidade”.
Empresa certificada Great Place to Work, o BomConsórcio mantém seus encontros online semanalmente às segundas e sextas para integração da equipe e às quartas-feiras com participações especiais de palestrantes convidados.