Muitas pessoas têm a dúvida do que é possível fazer quando, por algum motivo, se é obrigado a desistir do consórcio. Vem que a gente explica:
Quando você faz um consórcio, compromete-se com um grupo de pessoas que pagam mensalmente suas parcelas para um fundo comum de onde sairá o dinheiro para as cartas de crédito de todos os consorciados. Isso quer dizer que, de acordo com as regras do consórcio, a cada mês algumas pessoas recebem o recurso para adquirir seus bens ou serviços com o dinheiro desse fundo comum – seja por lance ou por sorteio. Quando você deixa de pagar as parcelas e precisa desistir do consórcio, acaba enfraquecendo esse fundo – e a Administradora, que é responsável por manter a saúde dos grupos, precisa buscar alternativas para esse tipo de situação.
Ao desistir do consórcio, como resgatar o dinheiro investido?
Você, consorciado, pode pensar: “Eu tinha planos, fui lá e consorciei, mas tive que desistir do consórcio e agora tenho que esperar anos para receber parte do valor investido”. Mas isso não é mais necessário, pois o mercado de consórcios se atualizou e agora você tem uma alternativa segura e descomplicada caso precise desistir do consórcio. O BomConsórcio, pioneiro e líder na venda de cotas ativas e canceladas, conta com uma plataforma amigável e 100% digital que facilita muito a sua vida, viabilizando a venda de cotas com total segurança e o acompanhamento em tempo real pela sua própria Administradora.
“Então quer dizer que se eu consorciei, fiz a compra do meu consórcio, mas por algum motivo não pude continuar pagando, o BomConsórcio é a melhor opção para mim?” Sim, exatamente isso! No BomConsórcio, você tem opções para vender o seu consórcio ainda ativo, caso as parcelas fiquem pesadas demais para o seu bolso. A simulação pode ser feita online e, caso sua cota preencha os requisitos necessários, a venda pode ser feita na hora, sem complicação.
Desistir do consórcio é diferente de cancelar consórcio.
Se algum problema atrapalhou os seus planos e você precisou parar de pagar as parcelas e desistir do consórcio, fique atento ao seu contrato de adesão junto à sua Administradora, que é a responsável por cancelar o consórcio. Nele, você confere todas as informações sobre a quantidade de parcelas que você pode atrasar até que ocorra o cancelamento do consórcio inadimplente e todas as penalidades contratuais, que seguem a lei de consórcios.
O ideal, para que você não precise adiar os seus planos, é buscar com a Administradora um entendimento, alguma negociação para evitar que a sua cota seja cancelada. No entanto, se você já considerou todas as possibilidades e chegou à conclusão de que é mesmo preciso desistir do consórcio, a primeira dica é tentar vender a sua cota antes da Administradora cancelar o consórcio. Com o BomConsórcio, consorciados inadimplentes podem vender suas cotas ativas antes que aconteça a exclusão, evitando as penalidades previstas em contrato. Afinal, quando sua cota é cancelada você só pode receber o valor a que tem direito nas seguintes hipóteses: a) quando ocorre o término do grupo; b) ao ser contemplado por sorteio; ou c) ao vender a cota cancelada para alguém interessado, e ainda assim somente após aplicada a multa pelo cancelamento e eventuais taxas.
Vender consórcio cancelado é possível!
“E se eu consorciei, mas deixei de pagar as parcelas por alguns meses e a minha cota foi cancelada”? Nesse caso, você tem como opções esperar o final do grupo, ser sorteado ou vender a sua cota cancelada no BomConsórcio. Basta acessar o site, clicar em “vender consórcio”, informar seus dados e receber uma oferta para a venda. Se você gostar da proposta, a negociação é realizada na plataforma, desde o envio da documentação até a assinatura dos contratos, sem necessidade de procuração ou idas a cartório.
É simples assim, o BomConsórcio tem parcerias estabelecidas com grandes veículos de investimento, que compram a sua cota com as melhores taxas do mercado e você recebe seu dinheiro em poucos dias.
Ou seja, se você pensar “consorciei, mas não consegui pagar”, não se preocupe: a sua melhor opção sempre será o BomConsórcio. Para cotas canceladas ou ativas, mesmo com parcelas em atraso, verifique se a sua Administradora já é parceira do BomConsórcio (e se não for, entra em contato que eles resolvem!), faça uma simulação, preencha seus dados, veja a oferta que você tem disponível hoje para a venda da sua cota e pronto.
O importante é que, num momento de necessidade, você tenha uma porta de saída segura e que valha a pena para o seu bolso. É por isso que o BomConsórcio é bom para os seus planos, bom para os seus sonhos, bom para você.
Simule a venda da sua cota.
Faça aqui uma simulação sem compromisso e veja por quanto você pode vender o seu consórcio hoje mesmo. Veja como é fácil: basta selecionar a sua Administradora, informar qual o tipo do seu consórcio, preencher os dados do titular da cota, seja Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, e você receberá uma proposta sem compromisso e com as melhores taxas do mercado.
Todo o processo para venda do consórcio é acompanhado pelas Administradoras e pela equipe de backoffice do BomConsórcio, sem burocracia e sem que você precise sair de casa!