Quer comprar um carro, um apartamento ou fazer aquela viagem dos seus sonhos, mas está na dúvida entre fazer consórcio ou financiamento? Nós o podemos ajudar a tomar a melhor decisão para o seu momento! Hoje vamos explicar o que são essas modalidades de crédito, quais as diferenças entre elas e quais são as vantagens e desvantagens para que você possa escolher a melhor opção para você.
O que é um consórcio?
Consórcio é uma ótima oportunidade para fazer uma compra planejada a médio ou longo prazo. Funciona da seguinte forma: Um sistema reúne diferentes pessoas que querem comprar um bem ou serviço correlativo e abrem um tipo de “conta comum” na qual, todos os meses, cada participante contribui com uma parcela. Todos os meses, alguns consorciados são contemplados e podem utilizar integralmente o crédito desejado. Dentro de um prazo pré-estabelecido para cada grupo, todos os participantes são contemplados – seja através de sorteios mensais ou por meio de lances, que funcionam de forma parecida com a de um leilão. Quem for sorteado ou der o melhor lance recebe o direito à carta de crédito antecipada. Tudo isso sem entrada, sem juros e com parcelas pré-definidas que cabem dentro do seu bolso. Quer saber mais? Acesse o nosso guia Tudo sobre Consórcio para mais informações.
O que é um financiamento?
Financiamento é uma operação de crédito que dá a possibilidade imediata da compra de um bem. Funciona da seguinte forma: Uma instituição financeira faz uma espécie de “empréstimo” de parte do valor do bem a ser adquirido pelo financiado. Ao contratar um financiamento, você recebe o dinheiro de forma antecipada e paga parcelado em médio ou longo prazo com juros e taxas pré-definidas pela instituição.
Qual opção devo escolher?
Consórcio e Financiamento são modalidades distintas para se obter crédito e com propósitos, prós e contras específicos. Você precisa avaliar a sua situação e os seus objetivos para considerar o modelo que mais lhe atende. Se você está se planejando para adquirir um bem ou realizar outros sonhos a médio ou longo prazo, sem pagar juros e sem precisar desembolsar um valor como entrada, o consórcio pode ser o negócio ideal para você. Lembrando que a possibilidade de recebimento imediato da carta de crédito não é garantida, visto que não há como prever quando o consorciado será contemplado. Isso depende de fatores externos, pode acontecer rapidamente, mas pode não acontecer até o final do prazo do grupo. Mas, se o seu desejo é imediato, você guardou um dinheiro e não tem mais como esperar para comprar aquele apartamento para a família, mesmo que para isso você pague um valor a mais levando em conta as taxas e juros, o financiamento pode ser a opção certa para você.
Quando é melhor fazer consórcio?
Se você não tem pressa e está planejando comprar um carro ou fazer aquela festa de casamento, o consórcio pode ser uma boa opção para ajudar na realização do seu sonho. Afinal, consórcio é uma compra planejada onde o consorciado pode, além de comprar bens, contratar serviços. Aquela viagem em família, um intercâmbio e até cirurgias plásticas são alguns dos serviços que podem ser contratados com consórcio. Essa opção é boa para você que está sem dinheiro para dar de entrada, deseja que o valor do bem ou serviço que quer adquirir seja 100% coberto, sem juros e com excelentes formas de parcelamento. Se essas vantagens são boas para você, no BomConsórcio é possível fazer uma simulação e comprar consórcio de forma rápida e segura.
Quando é melhor fazer financiamento?
Você está com pressa de entrar no seu apartamento ou comprar aquele carro dos seus sonhos? Talvez o financiamento seja a opção para você. Mas não se esqueça de considerar as taxas e os juros. Além disso, lembre-se: você também vai precisar ter um dinheiro guardado para a entrada do seu financiamento e o valor do bem que você deseja comprar não será coberto 100% nessa modalidade.