Se você por algum motivo já desistiu ou está pensando em desistir do consórcio que iria te ajudar a realizar o sonho de ter aquela casa ou apartamento, saiba que existe uma saída legal, prática e segura de recuperar o dinheiro investido ao desistir da sua cota. Em primeiro lugar, no entanto, sugerimos que você procure a sua Administradora e verifique se há alguma maneira de dar continuidade à sua cota – seja ajustando o prazo de pagamento ou o valor do seu crédito, e consequentemente o valor das parcelas. Caso esteja inadimplente, verifique se eles oferecem facilidades para que você possa adimplir sua cota e permanecer no grupo. Caso seja mesmo da sua vontade vender consórcio imobiliário com segurança e recuperar o seu dinheiro em poucos dias, sem sair de casa, confira abaixo os detalhes sobre como proceder.
Consórcio imobiliário
O consórcio imobiliário é uma maneira planejada e segura de comprar imóveis urbanos ou rurais, sendo casas, apartamentos, salas, galpões, estabelecimentos comerciais, entre outros. Ainda existem também, dentro desta modalidade, cartas de crédito voltadas para a realização de reformas e construções. Além de existirem diversas opções de grupos com parcelas que podem caber em diferentes orçamentos familiares, uma das vantagens do consórcio de imóveis é que você pode usar o saldo do seu FGTS para adiantar as parcelas ou dar um lance para ser contemplado. Para isso, é necessário seguir as regras impostas para a utilização do fundo, que podem ser conferidas diretamente no site da Caixa Econômica Federal. Algumas dessas regras indicam, por exemplo, que o valor de avaliação do imóvel não pode ultrapassar o teto de R$ 1.500.000 em todos os estados brasileiros; o imóvel deve ser residencial urbano; e a compra deve destinar-se à moradia do titular do FGTS.
Se você quer mais informações sobre consórcios imobiliários, indicamos a leitura do Guia Tudo Sobre Consórcio, disponível aqui mesmo no site do BomConsórcio.
Vender cota de consórcio imobiliário
Apesar de todas as vantagens e diferenciais do consórcio como uma ferramenta que tem ajudado cada vez mais famílias a realizares seus planos, às vezes é necessário readequar o orçamento e ter que cortar despesas – entre elas as parcelas de um consórcio de imóvel, por exemplo. Caso isso seja necessário, é legal e seguro vender a sua cota para recuperar o dinheiro investido, contando que a Administradora esteja ciente e valide a operação. A lei 11.795, de 8 de outubro de 2008, conhecida como Lei dos Consórcios, diz no seu artigo 13 que “direitos e obrigações decorrentes do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, poderão ser transferidos a terceiros, mediante prévia anuência da administradora”.
Estar atento ao que diz a lei é fundamental para não cair em golpes, situação bem comum quando o negócio acontece sem o acompanhamento da sua Administradora. Uma dica importante é buscar uma empresa de confiança para realizar esta transação. O BomConsórcio, por exemplo, é pioneiro e líder nacional na realocação de cotas de consórcio ativas (mesmo com parcelas em atraso) ou canceladas. Através dele, você pode vender o seu consórcio com as menores taxas do mercado, segurança e praticidade. Toda a transação é realizada online pelo site ou aplicativo, com acompanhamento da sua Administradora e da equipe do BomConsórcio do início ao fim.
Então, se você está pensando: “Como vendo cota de consórcio de imóvel?”, anote essas dicas e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco para que possamos lhe orientar sobre como tomar a melhor decisão para o seu momento financeiro.
Por quanto vendo minha cota de consórcio de imóvel?
A resposta é: vai depender de alguns fatores. Caso a sua cota ainda esteja ativa, mas com parcelas em atraso, ela tem mais chances de ser vendida por um preço maior do que se a sua cota imobiliária já estiver cancelada. Isso porque, quando a sua cota é cancelada, o valor que você poderia receber em retorno ainda é penalizado com a multa pelo cancelamento, prevista em seu contrato de adesão. Para fazer uma simulação sem compromisso e verificar quanto você pode receber pela venda da sua cota, clique aqui.