O consórcio é hoje uma das principais ferramentas para a realização de sonhos de boa parte da população brasileira, e já conta com mais de 14 milhões de titulares. Inúmeras pessoas adquirem consórcios para a compra de bens ou serviços diversos, mas, por dificuldades de pagamento ou mudança de planos, acabam precisando desistir das suas cotas. Nesse momento, para não deixar imobilizado o valor já pago até que seja possível recuperá-lo ao final do prazo do grupo (ou em caso de sorteio), uma alternativa válida e prevista inclusive na Lei nº 11.795/08 é a venda do consórcio ativo ou já cancelado para outra pessoa ou empresa.
O interesse por esse tipo de transação tem crescido ao longo do tempo, à medida que mais consorciados descobrem esta possibilidade e passam a pesquisar como vender consórcio com segurança.
Previna-se contra golpes
Durante muito tempo, um consorciado desistente que resolvesse vender a sua cota precisava encontrar sozinho um comprador, num mercado secundário marcado fortemente por fraudes. E, caso a cota fosse cancelada, restava aguardar o final do período contratual previsto ou contar com um eventual sorteio para liberação do valor disponível para resgate.
Para que a operação seja realizada de forma segura, é necessário que os envolvidos tenham clareza quanto às informações atuais da cota e a certeza de que todas as etapas de transação estão sendo cumpridas. A Administradora deve validar todo o processo da compra de consórcio, e o novo titular adquire todos os direitos previstos no contrato original, assumindo assim todas as obrigações. Por esse motivo, vender a sua cota de consórcio diretamente para uma outra pessoa física, sem o intermédio de uma das empresas que compram consórcio é, de modo geral, muito arriscado, porque, na maior parte das vezes, esse comprador não será capaz de dar as garantias contratuais necessárias para que a venda seja realizada com transparência e segurança.
Verifique os dados de empresas que compram consórcios
Antes de vender o seu consórcio, faça uma boa pesquisa sobre empresas que compram consórcio para escolher com qual delas você estará mais seguro. Pesquise o CNPJ para saber se há restrições, confira o tempo de atuação no mercado, número de cotas já negociadas com sucesso e depoimentos de clientes já atendidos. Converse também com a sua Administradora e veja se ela tem boas referências quanto a essa empresa. O importante é ter a confiança de que, ao decidir vender a sua cota, você terá a agilidade e segurança de que precisa para ter de volta o seu dinheiro sem complicações.
Também não deixe de pesquisar se empresa analisada possui alguma relação com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), que regulamenta e fiscaliza o setor.
Avalie as propostas com calma
O momento da venda do seu consórcio merece toda a atenção também em relação às taxas que são cobradas pela empresa responsável pela negociação. Lembre-se de que é importante, em primeiro lugar, entender como funciona essa antecipação de crédito, para tomar as melhores decisões para o seu momento financeiro.
Para calcular quanto você pode receber agora vendendo a sua cota cancelada (antecipando esse crédito a que você tem direito), a empresa que faz a mediação da venda normalmente aplica uma taxa sobre a quantidade de meses que ainda faltariam para que você recebesse o seu dinheiro. Ou seja, quanto menos tempo faltar para o seu consórcio finalizar, mais vantajosa será a venda. Essa taxa varia de empresa para empresa. Como o BomConsórcio, especificamente, é uma Empresa Certificada B (do Sistema B, movimento global que utiliza a força dos negócios para construir uma economia inclusiva e sustentável), tem o compromisso em buscar sempre as melhores alternativas para o consorciado, com a aplicação de taxas sempre justas. Para saber o valor da sua cota no BomConsórcio, basta fazer uma simulação sem compromisso.
Faça uma simulação com o BomConsórcio
Ao fazer a sua busca por empresas que compram consórcio, certamente você conseguiu saber mais sobre o BomConsórcio. Pioneiro e líder desse setor, o BomConsórcio foi o primeiro a conseguir desenvolver uma plataforma 100% digital e segura, onde o titular de uma cota de consórcio cancelada ou inadimplente consegue receber de imediato uma proposta para a venda da sua cota. A oferta, customizada por inteligência artificial, é assegurada por grandes veículos de investimento e, com aceite do titular, a transação é realizada online e o pagamento chega à vista na conta do consorciado.
Dezenas de milhares de titulares já venderam suas cotas com segurança, rapidez, comodidade e com as melhores taxas do mercado. Elisabete R., de São Paulo, conta que teve uma ótima experiência ao pesquisar empresas que compram consórcio e optar por vender sua cota com o BomConsórcio. “O atendimento foi excelente, os documentos enviados de maneira fácil pelo site, e o recebimento também muito rápido. Para você que quer vender sua cota, fica tranquilo: o BomConsórcio é confiável”, completa.
Num mercado secundário historicamente marcado por riscos e por uma grande quantidade de informações inconsistentes, o BomConsórcio se firmou com o passar dos anos como a melhor opção para Administradoras e consorciados que precisam vender suas cotas canceladas ou em atraso. Segurança, agilidade e taxas justas, aliadas a um atendimento personalizado do início ao fim da negociação fazem do BomConsórcio o melhor lugar para comprar e vender consórcios.
Caso você esteja à procura do lugar com as melhores condições para recuperar o dinheiro que pagou pelo seu consórcio, basta clicar aqui e fazer uma simulação sem qualquer compromisso. Com o BomConsórcio, você garante as melhores taxas do mercado, recebe o seu dinheiro à vista diretamente na sua conta e está seguro do início até o fim.