Muita gente se pergunta sobre a possibilidade de vender carta de crédito e se é uma transação possível. Neste post trouxemos a resposta e também algumas informações que são muito importantes você saber antes de efetivar esta venda.
Porém, antes disso, caso você ainda não saiba o que é uma carta de crédito ou como funciona a carta de crédito, dê uma olhada nesse artigo, em que explicamos direitinho tudo o que você precisa saber a respeito do tema.
Vender carta de crédito contemplada
Ao contratar um consórcio, não é possível ao titular da cota ter a certeza de quando será contemplado – o que pode acontecer a qualquer momento, desde o primeiro mês até o final do período do grupo. Pode acontecer, portanto, que a contemplação, ou seja, a liberação do crédito contratado, aconteça num momento em que o consorciado não deseje adquirir, construir ou reformar um imóvel, por exemplo. Sendo assim, existe a possibilidade de negociar a carta de crédito, gerando benefícios tanto para quem a vende como para quem a compra, a depender do total de parcelas quitadas.
Ao vender carta de crédito são incluídas no valor da venda despesas tributárias da operação, além das parcelas já pagas, o valor do lance, os impostos, a comissão do consultor de vendas (caso exista) e o ganho financeiro no negócio (conhecido como ágio).
A composição desse valor depende da forma como o crédito foi contemplado, se por sorteio ou por lance, e da quantidade de parcelas pagas. Mas, ao comprar uma carta de crédito, é preciso ficar atento a alguns detalhes sobre a cota que pretende adquirir junto à administradora responsável. Também não esqueça de fazer os cálculos e checar se o valor a ser pago é interessante. Além disso, é prudente que o interessado neste tipo de negociação busque suporte para o processo de vistoria do imóvel, caso seja carta de imóvel, e levantamento da documentação necessária.
Somente depois de todos esses fatores serem levados em consideração é que o negócio pode ser levado em frente.
Vender cota de consórcio não contemplada
Muitos consorciados acabam se interessando em vender uma carta de crédito não contemplada, mas, na verdade, como a carta de crédito, em si, só passa a existir após a contemplação, faz mais sentido falar na venda de uma cota de consórcio não contemplada. Existem muitas opções para esse tipo de operação, mas, devido ao alto número de fraudes no mercado, é imprescindível escolher uma empresa que tenha processos e sistemas comprovadamente seguros, além da anuência das administradoras de consórcios.
Este é o caso do BomConsórcio, líder de mercado que tem sempre as melhores ofertas para quem quer vender carta de crédito não contemplada. A plataforma BomConsórcio conta com tecnologias avançadas de segurança, e a integração com algumas das maiores Administradoras de consórcios do país, como a Caixa Seguradora, a BB Consórcios e o Itaú.
Com o BomConsórcio, você também não precisa se preocupar com os seus dados, pois eles são protegidos e manipulados exclusivamente em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (a LGPD), respeitando também a todas as regras de segurança e compliance das Administradoras parceiras.
Simule aqui a venda do seu consórcio
Para simular a venda da sua cota de consórcio em atraso ou cancelada, é simples e rápido. Você pode baixar o aplicativo do BomConsórcio em seu celular ou fazer uma simulação sem compromisso clicando aqui. Caso tenha interesse em dar andamento à proposta, você envia seus documentos pela plataforma e recupera seu dinheiro em poucos dias, sem precisar sair de casa.