“Parei de pagar o consórcio, posso resgatar o dinheiro?” Se você teve algum imprevisto, precisou desistir do seu consórcio e agora quer saber como resgatar dinheiro de consórcio cancelado, saiba que você não está sozinho. Esta situação é mais comum do que você imagina, pois com as oscilações da economia muitas famílias acabam passando por dificuldades financeiras e precisando parar de pagar suas parcelas do consórcio, o que provoca o cancelamento e normalmente uma longa espera para recuperar o dinheiro pago.
Mas hoje, felizmente existem opções para quem por qualquer razão precisa desistir de um consórcio. Confira a seguir.
Razões que levam ao cancelamento da cota
Muitas pessoas são obrigadas a desistir das suas cotas de consórcio quando se veem frente a situações difíceis, como a perda do emprego, de uma renda específica, ou mesmo o surgimento de despesas imprevistas importantes. Como o consórcio exige o comprometimento com pagamentos mensais fixos, alguns consorciados também deixam de pagar suas parcelas por não terem feito um bom planejamento financeiro e avaliado adequadamente a sua capacidade de pagamento antes da contratação.
Já outras pessoas têm ainda a capacidade de pagamento, não têm problemas em relação ao emprego ou aos gastos mensais, mas mudam de planos depois de ter adquirido o consórcio – e resolvem cancelar suas cotas ou simplesmente param de pagar as suas parcelas.
A cota de consórcio é cancelada quando o titular fica inadimplente por um período superior a três ou mais prestações – esse prazo varia de acordo com a Administradora e deve ser conferido no contrato de adesão.
Suas opções ao ter um consórcio cancelado
Ao ter a cota cancelada, você tem algumas opções para avaliar e decidir como resgatar dinheiro de consorcio cancelado de modo a não impactar os seus planos.
Se você tiver uma cota cancelada, mas não estiver precisando de dinheiro extra agora (ou seja, se não precisa desse recurso emergencialmente para quitar alguma dívida ou comprar algo à vista), você pode aguardar ser sorteado, ou mesmo esperar o término do período originalmente contratado para o seu consórcio. Em uma das duas situações (o que ocorrer primeiro) você receberá o valor pago, descontada a multa pelo cancelamento, o percentual correspondente à taxa de administração e eventuais seguros. Todas essas penalidades estão descritas no seu contrato de adesão.
Agora, se você estiver precisando de dinheiro com urgência para sanar alguma pendência, você pode vender a sua cota cancelada de consórcio e recuperar mais cedo o seu dinheiro. Nesse caso, além da multa pelo cancelamento e do desconto das demais taxas previstas pelo contrato com a sua Administradora, você ainda terá descontada uma taxa de antecipação, que lhe permitirá receber seu dinheiro em poucos dias.
Como resgatar dinheiro de consórcio cancelado de forma rápida
Se você está se perguntando: “Parei de pagar o consorcio, posso resgatar o dinheiro?”, a resposta é sim, e rapidamente. Caso você esteja precisando do dinheiro pago com urgência, você pode vender a sua cota cancelada com o BomConsórcio. Nesse caso, você receberá o valor pago correspondente ao Fundo Comum (ou seja, tudo o que você pagou, descontadas as taxas e multa previstas em seu contrato com a Administradora), mediante uma pequena taxa de antecipação.
Vendendo com o BomConsórcio, você recebe o seu dinheiro em poucos dias e pode reorganizar suas finanças de maneira rápida e segura. Para isso, clique aqui e simule sem compromisso a venda da sua cota. Você verá quanto pode receber vendendo hoje a sua cota e, caso tenha interesse, poderá seguir com a venda na plataforma 1005 online e com toda a segurança necessária.